Desafio 1 - Variação da capacitância do circuito RC
Em seguida temos os dados medidos no circuito por meio do Arduino:
Com esses dados conseguimos obter o gráfico dos dois circuitos (um com 100 e o outro com 50 micro Faraday)
Com todos os dados obtidos e com os gráficos realizados no mesmo plano cartesiano, nota-se que a função de descarga se dá em uma exponencial negativa em que quanto maior o tempo menor será a carga do capacitor.
Sendo assim achamos a constante de tempo que se encontra pela multiplicação da capacitância pela resistência do resistor associado aos circuitos. Para se calcular os valores da CDT esperados pelos resultados dos gráficos devemos dividir o valor de R2 pelo valor da exponencial. Com tais valores poderemos calcular o erro porcentual entre o simulador e o valor esperado da CDT, segue aqui embaixo:
Os dados em azul representam os valores do circuito 1 e os dados em laranja representam os valores do circuito 2(100 e 50 micro Faraday respectivamente)
ANÁLISE E CONCLUSÃO
Como podemos notar pelos gráficos e pelos valores obtidos, é possível afirmar que a constante de tempo do circuito 2 será menor que a medida no circuito 1, por decorrência a diminuição do valor da capacitância do circuito 2. Sendo assim, para se descarregar o circuito 2 leva-se menor tempo para sua descarga total enquanto o valor do circuito 1 será maior pois haver uma maior capacitância.
MELHORAR O TERMO "ACHADA" ... VALOR OBTIDO !!
ResponderExcluirVC NAO EXECUTA NENHUMA DESCARGA DO CAPACITOR, MAS APENAS CARGA O QUE SE REDUZ É O VALOR DE TENSÃO NO RESISTOR ASSOCIADO, POR CONTA DA REDUÇÃO EXPONENCIAL DE CORRENTE ELÉTRICA NO CIRCUITO !
MAIS UMA VEZ PROBLEMA CONCEITUAL
".....para se descarregar o circuito 2 leva-se menor tempo para sua descarga total "
NAO EXISTE DESCARGA. A DESCARGA NO CIRCUITO MONTADO E EFETUADA POR MEIO DE UM OUTRO RESISTOR DE VALOR BEM MENOR (DA ORDEM DE 100 OHMS) APENAS PARA QUE SE POSSA REINICIAR AS MEDIDAS COM O CAPACITOR TOTALMENTE DESCARREGADO
CALCULAR OS DEVIOS % OBTIDOS EM RELAÇÃO AO VALOR ESPERADO