Sistemas de Numeração

Dentre os diversos tipos de sistemas numéricos utilizados pelo ser humano em suas diversas áreas de conhecimento, destacam-se os sistemas Binário, Decimal e Hexadecimal

O Sistema Decimal, também conhecido como sistema de numeração indo-arábico, é o sistema mais comum e utilizado do mundo e possui as seguintes características:

  • Possui símbolos diferentes para representar quantidades de 1 a 9 e um símbolo para representar a ausência de quantidade (zero).
  • Apesar de possuir poucos símbolos é capaz de representar todos os números.
  • Agrupado em ordens e classes em quantidades de 10.





O Sistema Binário, também conhecido como de base 2, é um sistema de numeração posicional onde todas as quantidades são representadas por dois números: 0 e 1.

Os computadores digitais Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário. Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term).

O sistema binário é base para a álgebra booleana, que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim ou não, verdadeiro ou falso, tudo ou nada, ligado ou desligado, 1 ou 0). Toda a eletrônica digital e computação estão baseadas nesse sistema binário e na lógica booleana, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas.

O Sistema Hexadecimal trata-se de um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, sendo assim, utilizando 16 símbolos. Este sistema utiliza os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 do sistema decimal, além das letras A, B, C, D, E e F.


 A nomenclatura "hexadecimal" é usada devido aos termos "hexa" que significa "6" e "deci" que representa "10", portanto indicando a base 16. Ele está vinculado a informática, pois computadores utilizam o byte como unidade básica da memória, e divido a um byte representar 2= 256 valores possíveis e portanto, podendo se representar como 28 = 24 * 2= 16 * 16 = 1* 162 = 1 * 16+ 0 * 161 + 0 * 160, o que, segundo o teorema geral da numeração posicional equivale ao número equivale ao número 100 em base16. Dois dígitos hexadecimais que correspondem exatamente a um byte.

Comentários

  1. PODERIA TER MELHORADO MUITO APOS COMENTÁRIOS ANTERIORES

    FALTA AINDA CONVERSORES AD E RESOLUÇÕES

    ResponderExcluir

Postar um comentário